Quem somos nós

Minha foto
Aline Santana
Daniel Monteiro
Euller Assis
Michele Maria
Paulo Greco
Rodrigo Ribeiro
Zaíra Alves

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O papel do Profissional de Contabilidade

A comunicação é um fator fundamental para a sobrevivência humana. Seja através da fala, escrita, gestos, sons, imagens. A língua funciona como um instrumento de integração entre as pessoas e a sociedade. A língua falada é mais livre, espontânea ao contrário da escrita que deve ter mais cuidado na elaboração, devido as regras gramaticais.

Os níveis de linguagem dizem respeito ao uso da fala e escrita em uma determinada situação comunicativa. O emissor e o receptor devem estar em concordância para que haja entendimento. Assim sendo, cada ocasião exige uma linguagem diferente.

Observamos no vídeo apresentado que o entrevistado utiliza no momento o nível coloquial, respondendo com espontaneidade as questões, de forma clara, sendo em alguns momentos prolixo. Notamos a presença de sotaque, descobrimos que decorre do fato dele ser natural de Lençóis – Chapada Diamantina. Vê-se então, que a língua recebe um estilo próprio, modo de se falar, uma entonação empregada, uma maneira de se fazer as combinações das palavras de acordo ao meio social e regional onde cada pessoa se encontra.