Quem somos nós

Minha foto
Aline Santana
Daniel Monteiro
Euller Assis
Michele Maria
Paulo Greco
Rodrigo Ribeiro
Zaíra Alves

terça-feira, 17 de março de 2009

Crítica do Filme O Terminal


O filme de Steven Spielberg, estrelado por Tom Hanks, conta a história de um visitante do leste europeu, cuja terra natal deixa de existir por um golpe político enquanto ele viaja rumo à Nova York para realizar uma promessa feita ao seu pai, já falecido.
Sem poder sair do Aeroporto, devido à falta de “nacionalidade”, ele improvisa seus dias e noites dentro do Aeroporto John F. Kennedy em Nova York. À medida que os dias passam e sem saber ao certo o que ocorre em seu país, Viktor percebe a necessidade de entender o que acontece a sua volta, tendo assim a iniciativa de conhecer o idioma estrangeiro, no momento em que ele adquire dois livros iguais em línguas diferentes e se adapta ao ambiente em que vive. Importante ressaltar que todos os obstáculos reais (culturais, de comunicação e até econômicos) são superados pela criatividade de um cidadão comum.
Um fator de destaque no filme é a abordagem em relação às formas de comunicação, percebe-se que elas foram utilizadas constantemente nas interações pessoais de Viktor em seu convívio de nove meses no terminal, onde acaba criando relações de amizade e afeto com os funcionários do local. O filme permite perceber o quanto é necessário o domínio da língua para que ocorra a comunicação.
Vale ressaltar que existem vários momentos de destaque, como por exemplo, quando Viktor ganha o emprego, quando, em nenhum momento, foi permitido a ele falar nada, apenas existiu um diálogo com base em suposições e quando ele se preocupa com a aeromoça que nunca percebe a sinalização das placas informando o chão molhado, não só ela, mas como vários passageiros acabam caindo ao chão em decorrência disso.
O momento chave do filme é quando Viktor tem o poder da palavra. Somente ele sabia o que um passageiro estava falando, em relação a levar os remédios para o pai doente, e reverte a situação, fazendo com que o passageiro possa levar a medicação. Ninguém tinha como contestar, já que ninguém além de Viktor dominava o código.
Além disso, a narrativa do filme se desenvolve no sentido da palavra esperar. Todos esperam alguma coisa, em algum momento.

4 comentários:

  1. O BLOG TA MASSA GOSTEI

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Seja sempre bem vindo ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Após a leitura desta crítica,irei assistir novamente o filme,para ter uma visão mais ampla sobre a diversidade da comunicação, ficou muito boa a crítica de vocês,e tenha a certeza que sempre estarei por aqui para saber as novidades.
    Muito bom mesmo...esperO que continui assim..quero dá uma visitada por aqui sempre!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Larissa.
    Será sempre bem vinda.
    Esperamos poder atender as expectativas.

    ResponderExcluir