Quem somos nós

Minha foto
Aline Santana
Daniel Monteiro
Euller Assis
Michele Maria
Paulo Greco
Rodrigo Ribeiro
Zaíra Alves

terça-feira, 7 de abril de 2009

Reditualismo



A história da contabilidade é uma parte de nosso conhecimento científico, que se divide em dois grandes segmentos: a História Geral e a História das Doutrinas.
Com isso a preocupação de diversos estudiosos foi determinar o verdadeiro objeto de estudo da contabilidade, no campo da ciência, para estruturar doutrinas, de acordo com a metodologia científica, também determinou a fixação das diversas correntes de pensamentos, dentre elas, o Redutialismo.

Desenvolveu-se principalmente na Alemanha, tendo como principal líder Eugen Schmalenbach e, entre outros seguidores, W. Malhberg, E. Geldmacher, M. R. Lehmannn, E. Walb e Frederich Leiter com seu reditualismo específico, cuja doutrina parte do principio de admitir que o resultado (lucro ou prejuízo) é o objeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial.
O elemento básico do estudo é o rédito. A focalização do rédito por parte da Teoria Reditualista surge como resposta à incapacidade, da época de adequar os modelos contabilísticos existentes aos contextos sócio-econômicos adversos, mantendo a sua perspectiva utilitarista. Existem, ainda hoje, duas correntes do pensamento reditualista, uma que considera o aspecto individual do rédito (maximização do lucro) e outra que considera o aspecto social (como base de sustentabilidade social).
Eugen dedicava-se ao estudo das empresas e resultados, em sua obra Balanço Dinâmico, destaca uma idéia fundamental de fluxos ou comparações de diversos estados patrimoniais.
Sua teoria é muito mais patrionalista do que aziendalista, pois, analisa a dinâmica do movimento do capital e dos frutos deste. Entende que o sucesso ou insucesso de uma empresa depende dos lucros que ela possa ou não obter. Para ele, o tempo do lucro não coincide, quase nunca, com o ano astronômico, pois, tem seu próprio tempo e é um fenômeno característico e especial, ou seja, varia de atividade para atividade.
Wilhelm Rieger, outro estudioso entendia a empresa como instrumento de lucro, devendo ser considerada de maior significação.
Para Eugens, as relações ambientais são fatores determinantes na formação do fenômeno patrimonial e que a formação do lucro não depende só da empresa, como também das pessoas externas.
De um lado havia uma concepção aziendal econômica e do outro uma concepção patrimonialista.
O reditualismo não ganhou força como escola, pois diversos apreciadores das doutrinas de Schmalenbach criticavam seu objeto de estudo argumentando que o rédito é o efeito da dinâmica patrimonial e não a causa.
Longo foi o curso do pensamento de intelectuais para conduzir a contabilidade a uma condição superior do conhecimento humano. Hoje, como ciência, rica em doutrinas, segue o saber contábil, valorizado pelos esforços de grandes escolas de pensamento científico.

9 comentários:

  1. Olá gostei muito da pesquisa,está muito interessante.
    Encontrei o blog por acaso,fazendo uma pesquisa sobre Reditualismo...
    Irei indicar alguns amigos para poder dá uma olhadinha,as vezes tem alguma dúvida!

    Estareei por aqui sempre que o temo me permitir!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Larissa.
    Contamos com a sua divulgação.
    Esperamos sempre poder atender as expectativas.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ..
    Gostei muito sobre Reditualismo, só assim aprendemos sobre a Contabilidade. Uma história, que divulga as doutrinas e a metodologia científica do Retidualismo.
    Marcelo Suzuki

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Marcelo.
    É sempre bom adquirir um pouco de conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite

    Gostei da pesquisa, vai me ajudar a fazer um trabalho pra faculdade, valeuuuu abraços

    Sabrina - TGA - MT

    ResponderExcluir
  6. Gostei da pesquisa também.
    pesquisei muito sobre esse tema para apresentação de seminário, más pouco se acha. Enfim encontrei acredito que vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom conteúdo, aprendi com mais clareza.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o conteúdo do blog. Todavia, no final do primeiro parágrafo encontra-se a palavra "Redutialismo", que deveria ser "Reditualismo".

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o conteúdo do blog. Todavia, no final do primeiro parágrafo encontra-se a palavra "Redutialismo", que deveria ser "Reditualismo".

    ResponderExcluir